Cuide da sua alma - Marcos Nunes


   

 Neste domingo, 22 de novembro, Marcos Nunes ministrou a palavra trazendo uma mensagem sobre os cuidados que devemos ter com a alma. Sabemos que o ser humano é composto por três esferas: espírito, alma e corpo. Contudo, não podemos negligenciar nenhuma delas. Precisamos cuidar da nossa saúde, pois nosso corpo é um instrumento para cumprir o propósito.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (Salmos 103:1-5)
       Na maior parte dos aconselhamentos realizados, os problemas tem origem na alma e não em causas espirituais. Precisamos orar por nossa alma e declarar coisas para ela, assim como fez Davi no Salmo citado. A alma precisa ser bem alimentada, não com coisas carnais como fofocas, mentiras, preguiça ou redes sociais (facebook, whatsapp..), mas sim com a palavra de Deus.

     Em Jeremias 31:25, o Senhor diz "Pois saciarei a alma cansada, e fartarei toda alma desfalecida.". É possível perceber que Deus se importa com a nossa alma e nossos relacionamentos. Temos que ficar atentos para não estar alimentando a alma com leviandades ou defraudando o sentimento dos outros. Defraudar significa roubar, retirar a virtude de algo em favor de si. Em algum momento da vida ou fomos feridos ou ferimos os sentimentos de alguém, e é preciso tomar cuidado com tais atitudes, pois às vezes geram feridas que demoram meses ou anos para serem curadas. 
Sua alma pode ser sua inimiga se você não cuidar bem dela. Você tem alimentado sua alma com o que? (Marcos Nunes)

     O único alimento saudável para a alma é a Palavra de Deus, e é através da renovação da nossa mente (Rm 12:2) que vamos amadurecer nisso. Marcos deu alguns conselhos sobre relacionamentos incentivando os adolescentes a obedecerem seus pais, pois assim evitariam danos para a alma. Namoro não tem a ver com satisfazer a alma, mas sim com propósito! Precisamos saber quem somos e aonde vamos chegar para não nos distrair. Não são os sentimentos ou os relacionamentos que vão saciar nossa alma, mas sim uma vida de comunhão com Deus através da fé! 

É importante também ter equilíbrio entre alma e espírito, pois se confundirmos poderemos comprometer nossa carreira em Deus. Quando a alma toma o lugar do espírito ocorre dano, mas quando o espírito toma o lugar da alma torna-se religiosidade. Temos que desenvolver uma alma bem-resolvida e saciada, e não nutrir uma sede por relacionamentos. Se no propósito couber um namoro, vai chegar. Não devemos nos preocupar, mas sim manter o foco em Cristo.

    Somos fortes, temos a palavra em nós e já vencemos o maligno. Não vamos perder tempo com conflitos bestas, ouvindo músicas mundanas/profanas ou publicando indiretas no Facebook. Vamos cuidar bem da nossa alma alimentado-a com a Palavra de Deus e vivendo a plenitude dEle aqui na terra! Foi um culto foi maravilhoso, onde o cuidado de Deus foi demonstrado e vários jovens foram salvos, libertos e curados!


Pages