ARTIGO: O poder da Honra - Pedro Henrique












Pedro Henrique
Membro dos Conselheiros e da Intercessão



Geração santa, embaixadores de Cristo, convocados para salgar e iluminar esta terra, vocês sabem o poder que tem um honra?



          Uma palavra que você dá a uma pessoa, uma palavra que demonstra honra a vida daquela pessoa, pode alterar o curso de sua história. Mas primeiro, vamos entender o que é honra. Honra é: Respeito, reconhecimento, consideração, valorização do outro. Honra tem a ver com reconhecer ou dar valor, tratar em alta estima, respeito ou consideração, tratar como algo precioso. “O que é desonra então?”. Desonra é tratar como algo comum, tratar com desprezo e até mesmo desrespeitar ou humilhar.
          A Bíblia tem varias passagens sobre honra, mas sempre devemos ter em mente o poder que existe quando você honra uma pessoa. Quando honramos alguém plantamos uma semente que pode alterar o curso de sua história, e até mesmo alterar o pensar de uma pessoa sobre ela mesma. Pode mudar a perspectiva dela sobre determinadas coisas e essa semente trazer uma colheita excelente.
A Palavra nos fala em Romanos 13:7 Dai a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.” A quem honra, honra”, isso nos fala que devemos honrar sempre pessoas e não objetos ou coisas. Paulo sempre nos instiga a dar honrarias as pessoas, em suas cartas a igreja: Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios.” (Romanos 12:10), além de outras referências como Hebreus 13:18 e I Timóteo 5:17-18.
E por que Paulo nos direcionaria a isto, se não fosse importante? A honra dada a homens é tão importante e tão observada por Deus que no capitulo 20 de Êxodo podemos ver que na lei que Deus entregou a Moisés, os quatro primeiros mandamentos nos ensinam a honrar a Deus e aos homens.
          Uma Palavra de honra dada por você, debaixo da unção, pode mudar a vida de alguém. Por isso que Paulo fala em Romanos 12:10b (Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios.”), que devemos honrar ao outro mais do que a nós mesmos. Honrar um ministro do evangelho, honrar um líder de departamento, honrar um amigo, honrar seu pai e sua mãe. Honrar não é feio nem humilhante, mas é algo raro de se ver e que chama a atenção de Deus.
          Em I Pedro 2:17 diz: “Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” Nessa passagem, o apóstolo Pedro nos fala que devemos honrar a todos, sem acepção de ninguém. Talvez você me pergunte: “Mas como eu posso honrar alguém?” Você pode honrar alguém com palavras, considerando a unção sobre a vida dela e não se familiarizando. Dar preferência ao outro e amar, não só de palavras mas também de atitudes. Abrir portas para o outro, reconhecer, dar oportunidades e guardar em oração.
Assim você vai estar reconhecendo o valor do seu irmão, atrair a atenção de Deus e o próprio Pai irá lhe recompensar. Então incentivo você a não deixar de honrar pessoas, com uma palavra de admiração ou de consideração pela vida dela, pois uma palavra de honra pode mudar uma vida.


Pages