Acredite Nos Planos de Deus - Manuela Marques


A graça e a paz, galera santa!

Quem ministrou para nós no Culto de Celebração (15/09) foi a Manuela Marques (mais conhecida como Manu), integrante dos Jovens Mais de Deus da nossa igreja.

        Abordando um assunto bastante delicado na vida dos jovens, ela mesclou a Palavra de Deus com a sua própria vida, tratando a respeito dos planos de Deus para nós, e a espera em oração, dedicação e paciência que temos que exercer em relação a esses planos.

       A partir da história do profeta Habacuque Manu falou que devemos vigiar, como se estivéssemos numa torre de vigia, como a que o profeta se refere como um lugar de oração, e só assim descobriremos as vontades do Senhor para nossas vidas, mas especificamente orando em línguas, que é o tipo de oração que o Espírito Santo habitante em nós fala com Deus e nos revela o que se passa em Seu coração.

“Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante, a minha queixa.” (Habacuque 2:1)

          Por diversas vezes somos levados a desistir de nossos próprios sonhos devido ao tamanho, à dificuldade ou medo dele, e da mesma forma, acabamos fazendo a mesma coisa com os sonhos que Deus deseja que realizemos.

          No caso da Manu Deus havia lhe dito há bastante tempo que ela iria às nações, mas que para realizar esse propósito teria de se formar em medicina, o que já era de sua própria vontade. Não acreditando que seria capaz de passar e não querendo gastar tanto tempo para conseguir se graduar, ela fez vestibular para biologia e passou. Mas como não era esse o plano de Deus para ela, Ele começou a incomodá-la toda vez em que ela passava em frente à faculdade de medicina a caminho da universidade em que estudava biologia, até chegar um ponto em que ela resolveu largar biologia e se dedicar a estudar para o vestibular de medicina.

         Apesar dela ter estudado bastante não conseguiu passar no vestibular na primeira vez. E não desistindo de primeira, por mais algumas vezes ela perseverou. Na segunda vez estudou mais e também não conseguiu, já na terceira não havia estudado quase nada. Durante todo esse processo ela recorreu a outro curso, pois a pressão em casa era grande e a decepção consigo mesma também, entretanto, nenhum  outro curso a preenchia em satisfação, em plenitude de alegria e ela sabia o por quê.

       Continuando, nossa ministrante nos lembrou de que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, então, quando Ele nos dá uma visão é bom que a escrevamos em nossos corações, para que jamais nos esqueçamos dela, pois por mais que pareça difícil, demorado ou sofrido, temos que lembrar que nós somos filhos do Deus do Impossível e Ele não falha! Tampouco tarda em cumprir o que promete. Mas, é claro, precisamos nos preparar e fazer a nossa parte, para que quando o grande dia chegar nós estejamos mais do que prontos para receber o que a nós foi reservado.

          Assim foi, na terceira tentativa, mesmo sem ter estudado naquele ano a sua vitória veio como um milagre, pois ela já havia estudado para tudo aquilo nos anos anteriores. Então por duas vezes abriram-se às vagas na faculdade em que desejava estudar, vagas limitadíssimas, e por duas vezes ela fora classificada, entretanto, não chegou à aprovação. Mas, como o Senhor não falha, um dos aprovados desistiu de sua vaga e ela foi chamada para preenchê-la, o que realmente foi um milagre, porque não é todo dia que alguém desiste de uma bolsa em uma universidade particular ainda mais para medicina

         Por muitas vezes não nos pomos diante da Palavra com confiança, e acabamos ignorando a plenitude da felicidade que nos é oferecida através dela, trocando-a por algo que nunca vai nos satisfazer verdadeiramente. A Manu nunca ignorou a Palavra, nunca a deixou de lado, mas não acreditou que poderia alcançar o sonho que tinha; não quis gastar tempo se preparando para recebê-lo, então acabou se frustrando com outras escolhas (outros cursos).

         É preciso confiar e buscar ao Senhor, os sonhos que Ele tem para nós são como um prédio, quanto maior for, mais bem alicerçada terá que ser a sua base, para que não desmorone.

        O profeta Habacuque nos ensina que a Palavra é como uma fortaleza; e a torre de vigia é onde devemos estar, para assim observamos bem quais são os propósitos do Senhor para conosco.

“...me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei no tocante, a minha queixa.” (Habacuque 2:1)

      Gastar tempo em oração é mais do que necessário para que tudo ocorra bem conosco, para que não acabemos fazendo as escolhas erradas e depois soframos devido à infelicidade e a pressão que podem ser geradas devido a essas más escolhas. Por mais difícil que seja seguir os sonhos que Deus nos deu, por mais demorado e criticado que seja, é preciso ter fé e se alegrar com o que foi gerado dentro de nós, pois não importa se ainda não aconteceu ou se parece está demorando, precisamos ter a certeza de que vai acontecer e vai ser no tempo perfeito, não atrasará nem um dia! Assim é o nosso Deus.

Pages