Zion - Hillsong United


Se você é fã de Hillsong, não pode ficar de fora das últimas novidades do grupo, não é? Preparamos um matéria especial sobre o seu mais último trabalho, o álbum ZION.

ZION (Sião, em português) é o título do 12º álbum produzido em estúdio da banda de adoração australiana Hillsong United. Durante a primeira semana de lançamento, no fim de fevereiro desse ano,  ZION alcançou o primeiro lugar no ranking dos mais vendidos no iTunes nos Estados Unidos, África do Sul, Suécia, República Dominicana, Brasil, Singapura, Gana e Colômbia (chegando a bater até mesmo Bruno Mars!). Em entrevista a CCM Magazine, Joel Houston e Matt Crocker, ambos integrantes do grupo, falaram sobre o projeto.
CCM Magazine: "Por que vocês escolheram o nome Sião?"
Joel Houston: "Desde o início, eu senti que esse seria um projeto que falaria simples e decisivamente da história de Deus, do senso de propósito e de missão que surgem quando descobrimos o nosso lugar nessa história. Estou convencido que não somos apenas remidos, mas nós somos remidos e chamados para participar da história de Deus com um plano e propósito específicos. É por isso que criamos esse projeto, em primeiro lugar; não para apenas  termos um CD de adoração à mais no nosso catálogo. Na verdade, foi o oposto; nós o fizemos porque acreditamos que Deus é corajoso o suficiente para nos confiar a sua música e sua mensagem, e Ele nos usa para mostrar essas coisas da melhor forma que pudermos aos outros. Esse é o chamado; nós vamos atendê-lo de acordo com nossa capacidade e com toda a fé que temos. Este é ZION (Sião); a cidade de Deus, do povo de Deus, permitindo que o Espírito sopre seu eterno e inabalável reino em nós e através de nós enquanto simplesmente confiamos nele e o amamos. É um pensamento completamente ridículo, mas é a verdade, e essa revelação tem me enchido com mais paixão, propósito e confiança do que nunca. ZION (Sião) não é uma refém para o futuro; ela foi estabelecida na cruz, e a pedra angular (Jesus) foi estabelecida, para que possamos triunfantemente tomar o nosso lugar no estabelecimento da Nova Jerusalém, a nova realidade, aqui e agora."

CCM Magazine: "O que você pode nos dizer sobre o som mais "agressivo" desse projeto?"

Joel Houston: "Eu não acho que o som é mais 'agressivo'. A não ser que por 'agressivo' você queira dizer 'novo'. Acho que nós sempre nos propomos a escrever músicas e criar uma expressão musical que é quase desconfortável em sua singularidade. Não por uma questão de progressão, ou para manter o ritmo de acordo com o que as "tendências" dizem, mas simplesmente porque eu sinto que é um aspecto essencial do que eu acredito ser adoração. Deve ser algo custoso, deve sempre levar-nos a entrar em um lugar onde a nossa força é feita "invisível" na completa onipresença do Seu poder em tudo o que fazemos, e isso envolve assumir riscos. Com esse projeto, nós tomamos uma decisão muito simples de não nos comprometermos em nada; as letras, o som, a devoção e a história por trás de cada canção carrega o peso, a confissão e a beleza que vem de saber que Deus está nisso! Isso não significa que o álbum é perfeito, mas eu acredito que ele representa o verdadeiro coração de pessoas realmente comuns que, na necessidade desesperada e apaixonante de responder ao seu Salvador, escolheram dar o melhor que podiam."
CCM Magazine: "Quais são as suas músicas favoritas do álbum e por quê?" 
Joel Houston: "Estou muito orgulhoso, e ao mesmo tempo completamente humilde, por todas as músicas deste álbum. Eu não sou do tipo de ter favoritos, mas com este disco eu sinto que cada canção tem uma história específica e poderosa, e seria uma injustiça se concentrar diretamente em uma e não no todo. O álbum é uma história feita de histórias. Muito parecido com o Reino. Muito parecido com Zion."
CCM Magazine: "Que mensagem você quer que os ouvintes tirem do álbum?" 
Matt Crocker: "Acho que a minha coisa favorita sobre ZION é que tudo aponta para uma coisa: o reino de Deus estabelecido aqui na Terra e em nossas vidas. Então eu quero que o ouvinte se envolva com as letras mais do que qualquer coisa. Nós não queremos apenas gravar outro álbum por simplesmente gravar, então tudo tinha que ter um motivo para estar no álbum. É uma viagem que queremos que as pessoas experimentem do início ao fim, para que possam mergulhar totalmente na história e sentir o que estávamos sentindo quando escrevemos e gravamos este álbum."
CCM Magazine: "Existem membros diferentes da banda nesse disco, e como eles afetam o novo som?" 

Matt Crocker: "Em relação aos novos membros, houve apenas uma pessoa. Ele nunca tinha feito nada com a gente antes, mas ficou super envolvido com a gravação de ZION. O nome dele é Benjamin Tennikoff, mas todos o conhecem como "Tenni. Tenni tem feito parte do grupo Back Home em Sydney, durante anos, e é um dos caras mais leais/fiéis que você vai encontrar. Ele faz solos e é super criativo com sons, então Mikey Chislett (que produziu ZION e vários outros álbuns do United) pensou que ele seria uma adição impressionante a este projeto, e nós o levamos para Nova York com a gente. Ele veio com um monte de sons sintetizados e na verdade escreveu a música que foi realmente inspiração para as músicas "Heartbeats" e "Tapestry". Também tivemos algumas pessoas de projetos anteriores como Joel Hingston e Matt Tennikoff (irmão mais velho de Ben Tennikoff) que voltaram e ajudaram em algumas partes com guitarra e baixo em algumas das canções."

Você pode comprar o CD ZION no site do grupo Canzion, distribuidora dos produtos Hillsong aqui no Brasil ou pela loja do iTunes. De brinde, o clipe oficial da música Relentless. 


Pages