Manequins reais, vitrines virtuais - Pr Artur Queiroz

*texto retirado do Portal Verbo da Vida

Pr. Artur Queiroz

Oi gente linda, santa e moderna! Vamos a mais um post? Te encorajo a ler até o fim ok? Vou tratar sobre mídias sociais, será algo bem específico… vamos lá!
As mídias sociais, incluindo as redes sociais, são verdadeiras vitrines virtuais. Facebook, Twitter, Instagram, Tumbrl, FotoLog, Ask.FM são as mais famosas! A intenção de todas elas (sem exceção) é nos incentivar a expor nossas vidas! Expor nossas ideias, pensamentos, rotina, relacionamentos e principalmente a nossa imagem.
O que alimenta as mídias sociais são imagens. Às vezes, me parece que somos manequins e que as redes sociais são vitrines. E sempre temos que aparecer “bem” nessas vitrines, afinal, ninguém expõe um manequim feio e desarrumado.
É aí onde muitas vezes está o problema. Um arquivo publicado é um arquivo dado! Após publicar uma imagem ou vídeo você está expondo em um sistema de acesso quase que livre. Logo após o upload (colocar o arquivo na net) ele estará disponível em seu perfil e qualquer pessoa que tenha acesso poderá salvar a imagem em seu próprio dispositivo e, daí por diante, só Deus sabe onde isso pode parar.
Na verdade, você pode perder o controle disso sabia? Por acaso você já leu os termos de uso antes de assinar uma conta de rede social? Vou lhe dar um exemplo, segue um trecho da Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook (DDR):
“Para o conteúdo coberto pelas leis de direitos de propriedade intelectual, como fotos e vídeo (conteúdo IP), você nos concede especificamente a seguinte permissão, sujeita às configurações de privacidade e aplicativos: você nos concede uma licença mundial não exclusiva, transferível, sublicenciável, livre de royalties, para usar qualquer conteúdo IP publicado por você ou associado ao Facebook (Licença IP). Essa Licença IP termina quando você exclui seu conteúdo IP ou sua conta, a menos que seu conteúdo tenha sido compartilhado com outros e eles não o tenham excluído” (DDR, 2.1)
E aí, ficou claro? Então, cuidado para não postar algo e se arrepender depois, talvez, você não consiga falar com todas as pessoas que já compartilharam, retuitaram, enfim.
Queridos, o que não estamos oferecendo, não expomos! Tudo que se expõe se oferece, como numa vitrine de loja. E tenho visto tanta coisa sendo exposta nas vitrines virtuais… Lembrando de que estou falando de uma galera que é santa, que nasceu de novo!
Vamos a uma breve relação, primeiro das meninas:
- Fotos com decote, expondo parte dos seios;
- Fotos mostrando as pernas, com shorts minúsculos. (Algumas parecem que querem criar a moda “pirigospel”);- Fotos mostrando a língua, passando-a sobre os lábios. Essa é uma das piores. Estive estudando sobre linguagem corporal e descobri que isso é uma forma de sedução, de atrair alguém.


Irmã, mesmo que você esteja só brincando e que “Deus saiba do seu coração” é preciso ter cuidado, pois centenas de pessoas vão ver essas imagens e vão fazer uma “leitura” delas.
Agora vamos com os rapazes:
- Fotos sem camisa, especificamente mostrando os músculos de forma exibida. A não ser que você seja um profissional da área de Educação Física, não vejo motivo para tanta exposição. Não vejo problema em cuidar do corpo, como já escrevi no post “Academia”, mas é preciso bom senso.
- Fotos com a calça abaixo da cintura mostrando a cueca. Vocês sabiam que esse costume de mostrar a cueca surgiu nas penitenciárias dos Estados Unidos? Quem usava as cuecas assim eram homens que estavam dispostos a ter relação sexual com outros homens e a cueca aparecendo era o sinal para demonstrar isso.
Existem ainda outras formas de se expor nas vitrines virtuais, mas, por enquanto, vamos ficar com essas. Então, galera, vamos honrar o Espírito Santo que habita em nós.
Vamos deixar de ser pedra de tropeço, tanto para irmãos quanto para quem não nasceu de novo ainda. Ame ao Senhor com todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e em todas as suas redes sociais. Façam com que suas vitrines exponham os homens e mulheres de Deus que vocês são, Santos e Modernos!

Pages