Tenha sabedoria com as finanças - Cleanto Silveira







Neste dia 09 de Outubro, domingo de ceia, tivemos um poderoso culto nos adolescentes Verbo da Vida, repleto de louvor, adoração e entrega ao Senhor. No momento dos avisos, dirigido por Taisa Santana, ficamos informados sobre o Acampamento Somos Um (11 a 15/11), o Encontrão dos Jovens (15/10 às 19h30) e a Conferência de Homens e Mulheres (20 a 22/10). No no domingo pela manhã (23/10) teremos uma programação super especial: o TPM (Tempo Para Meninas). Além disso, tivemos um breve testemunho com Rhalise, que falou como tem sido o Cá Entre Nós no bairro Santa Rosa. Se envolva na próxima edição no dia 29 de Outubro! =)
        O ministro desta noite foi Cleanto Silveira, coordenador de finanças do Ministério Verbo da Vida. Ele iniciou a ministração falando que nossas decisões precisam ser tomadas acertadamente, tendo consciência que independente de nossas condições naturais, a nossa fonte é o Senhor. Estamos aqui pois tomamos a decisão certa de caminhar com Jesus e por isso não podemos perder tempo tomando decisões erradas!
Aprendemos sobre as etapas da vida e recebemos conselhos sobre discernir cada estação para tirar o melhor proveito dela. Há tempo para todas as coisas: estudar, trabalhar, se capacitar e entrar no Ministério. Seja na escola ou na universidade, temos que buscar o conhecimento, pois ele não será perdido e o chamado Deus irá cumprir no tempo certo. Cleanto contou parte do seu testemunho da adolescência, quando começou a trabalhar e não usava tanto seu dinheiro com sabedoria. Um dos exemplos é o cartão de crédito, que muitas vezes traz dívidas e pressão, quando atendemos as imposições do mundo de ter coisas materiais, mas o nosso padrão é o de Cristo: somos prósperos!
O ministro citou quatro princípios para uma boa administração financeira. A primeira dica é diagnosticar nossa realidade, a nossa saúde financeira. Isto é, saber o que você tem, quanto recebe e quanto precisa gastar. Uma das nossas prioridades deve ser separar 10% do que recebemos e entregar ao Senhor, pois o dízimo é uma forma de demonstrar gratidão ao Senhor. A segunda dica é começar uma poupança. Guardando 10% do que temos atualmente, quando chegar o muito, já estaremos exercitados. Não significa amar coisas, porque não estamos aqui para amar coisas, mas sim as pessoas. O terceiro princípio é sonhar, e por último planejar para cumprir esse sonho, agindo em fé. “A fé não vai anular o planejamento, mas o planejamento vai fazer com que você exerça fé em cada etapa do planejamento e vai tornar real o querer.”, Cleanto acrescentou.

         Assim como em uma plantação, a Palavra nos ensina que precisamos ter uma ação contínua com o dinheiro. Assim como Deus entregou a Adão a terra, a árvore com frutos e a semente, para que ele plantasse e se mantivesse, hoje Ele também nos instrui sobre como usar nossas finanças e ser generosos. Uma das formas de exercer isso é investir na vida dos nossos irmãos, ajudando-os a pagar o Acampamento, por exemplo. “Todo dinheiro que chegar até nós, temos que perguntar ao Senhor se é fruto ou semente, ou seja, se é para nós ou para os outros.”  
       Depois disso, Cleanto deu alguns conselhos acerca do namoro, que é um tempo de conhecer mais o outro, de criar um planejamento para construir um lar. Citando a passagem de Lucas 2:40-52, mostrou que devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar conhecimento com os mestres da Lei. A Sabedoria de Deus irá se manifestar na nossa vida quando buscarmos o conhecimento. Administre bem o que você tem e Deus vai fazer com que você prospere a cada dia! Por fim, tivemos um emocionante momento de ceia e alegria entre os irmãos!


  • Confira trechos da ministração:
 
Estique a sua fé, plante, abençoe e honre as pessoas.

A excelência não é ter tudo do mais caro, mas sim fazer o melhor com o que tem chegado em nossas mãos.

Planejar significa saber onde você está, onde você quer chegar, o que você tem e se o que você tem pode levá-lo aonde quer chegar.

Precisamos ter um foco. Estamos aqui porque temos um propósito e precisamos nos capacitar. O mundo precisa de bons profissionais e somos nós, cristãos, que vamos fazer a diferença no mundo!
 

 

Pages