MATURIDADE- Artur Queiroz

A Paz povo santo ?!  

 

Nosso último culto foi marcado pelo ensino através do querido Pr. Artur Queiroz, que nos falou sobre a maturidade espiritual. 
 

Artur começou nos mostrando um documento que comprova que ele havia nascido no dia 15/12, contudo sua verdadeira data de nascimento é do dia 05/11, pois o seu pai havia o registrado um mês e dez dias depois do seu nascimento, dessa forma ele quis nos mostrar que isso muitas vezes acontece com nossa vida espiritual, pois esta não será determinada pela natural. 
 

Quando ele havia completado 18 anos pensava o seguinte: "Eu posso aprontar, fazer as coisas erradas mas não vou ser preso porque legalmente eu ainda sou de menor", assim ele quis dizer que muitos de nós temos uma idade espiritual mas queremos agir como se tivéssemos outra. 
 

Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. 
 Hebreus 5:11-14  
 

Pense em nossa fase de crescimento humano, quando bebês nós comemos apenas alimentos fáceis de mastigar, e a medida que crescemos passamos a ingerir alimentos mais sólidos. Assim também acontece com nossa vida espiritual, se quisermos apenas nos alimentarmos com alimentos fáceis seremos sempre bebês e apenas engatinharemos. 
 

Nós, muitas vezes, pensamos que só é maduro aqueles que " dão " palavras, mas a bíblia diz que quem é maduro discerne tanto o bem quanto o mal. Artur nos alertou que muitas vezes enfrentaríamos muito mais vezes o mal, pois nossa maturidade causa incomodo, raiva ao diabo. 
 

Artur comparou nossa vida espiritual as frutas. Ele nos disse que uma fruta só terá proteína necessária se ela desenvolver-se, e que as frutas maduras que caem do pé ajudam a fertilizar o solo, logo elas não dependem mais da seiva da árvore e podem dar origem a outras. E em nossa vida espiritual não é diferente, pois quando estamos maduros oferecemos muito mais as pessoas.
Ouça com o coração, e não apenas com a mente. Porque fruto imaturo dá trabalho para mastigar.
Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. 
Lucas 12:48 
 

Quando estamos maduros temos expectativas na palavra e isso nos traz mudança, pois nós a ouvimos com o coração. Além disso, pessoas maduras recebem mais coisas a medida que são mais cobradas. 
 

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
 1 Timóteo 4:12  
 
Alguns jovens sempre repetem a primeira parte do versículo, contudo esquecem do restante, mas veja que um jovem só não será desprezado se for exemplo, se for um padrão como algumas versões da bíblia trazem. 
 
Timóteo se alimentava da palavra e a praticava, por isso Paulo o deixou encarregado de cuidar das suas ovelhas e o exortou a ser exemplo para os fiéis. E assim como Timóteo podia ser exemplo nós também podemos. 
 
Podemos ser exemplos na palavra e no amor quando vemos as pessoas fazendo algo errado e as corrigimos amando-as, praticando aquilo que sabemos sobre andar em amor. Na fé e no procedimento podemos ser exemplos quando vemos os resultados daquilo que parecia impossível acontecendo, como também quando vivemos uma vida disciplinada, onde sabemos discernir aquilo que devemos fazer.
 
E como ser exemplo na pureza ? Artur comparou nossa pureza com uma camisa branca, se esta estiver com uma mancha preta logo nos incomodaremos, e é assim que Deus se sente quando não andamos e não somos exemplos na pureza. Ele desafiou muitos adolescentes a serem exemplos para ele. 
 
Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.  
Tito 2:6 
 
Paulo diz que devemos ser criteriosos, pois os nosso critérios respaldam nossas escolhas, futuro e eternidade. Quando não se tem critérios o pecado pode facilmente nos dominar e facilmente deixaremos de ser exemplos e consequentemente não amadureceremos. Artur contou um exemplo seu, ele disse que havia sido convidado para entrar em um grupo no what's app (um aplicativo para smartphones), o qual traria oportunidades em seu emprego, contudo ele viu que aquele grupo iria contamina-lo, e ele usou os critérios da palavra para que agisse como exemplo.
Ser maduro é discernir entre o bem e o mal.
E Jacó habitou na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.  
Gênesis 37:1-5 

José contava para os seus pais aquilo que seus irmãos faziam de errado, e diversas pessoas pensariam que ele estava entregando seus irmãos, contudo José estava sendo exemplo e por isso Jacó o amava tanto. Ele sabia que haveria uma recompensa por sua obediência ao pai.  Quando lemos a história de José no Egito vemos que depois de ser levado para  este foi tentado pela esposa de Potifar governador do Egito, mas Deus o recompensou pela sua renúncia.  
 
Assim, através destes exemplos podemos ver o tipo de maturidade que Deus quer de nós, uma maturidade que nos leva a ser exemplos para outras pessoas. 

Pages