É preciso saber dizer não - Jalisson Luan


"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;" Mateus 5:37


Duas palavras com a mesma quantidade de letras e com um peso tão diferente. Dizer sim, é muito simples, é fácil. As vezes dizemos sim sem saber nem as consequências que essa palavra pode gerar; claro gera grandes benefícios também.

Já a palavra não, muitas vezes é dispersada, é tomada como algum tipo de carta na manga para o final do percurso de nossas vidas: “Não deu certo”; “não funcionou como esperava” ...

E as vezes entramos no meio termo, não é? “Será que sim, será que não?. Será que vai dar, será que não vai dar?” “Rapaz eu não sei”. E ficamos sempre no meio termo, nunca chegando em uma conclusão.

Por curiosidade fui fazer uma pesquisa de quantos “não” e “sim” pode ser encontrado na bíblia e me surpreendi com o resultado. 
A palavra “NÃO” é citada aproximadamente 5625 No velho testamento e 2454 no novo testamento. Ao todo são 8079 vezes.
A palavra “SIM” é citada aproximadamente 583 vezes no velho testamento e 184 no novo testamento. Ao todo são 767 vezes.
Poxa! Porque será que existem tantos “não”? Porque o número de “não” é bem maior que o de “sim”? 
Claro, levando em conta que é precisando usar o “não” para qualquer tipo de negação. Ex: “Não faça isso”. Mas a partir daí surge outra dúvida... 
Porque não sabemos usar a palavra “não” se estamos tão acostumados com ela? 
A resposta é: Medo! Temos medo de perder oportunidades, medo de agir errado, medo de ficar para trás, medo de acusações, medo de não conseguir chegar em algum lugar. Mas comumente, dizer não para algo, não indica perda e sim avanço. 

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”
2 Timóteo 1:7

Precisamos enxergar além dos nossos olhos, precisamos avançar sem pular degraus, precisamos correr sem deixar despercebido a paisagem que está ao nosso redor. 
O “sim” nem sempre indica crescimento.

Pages