O Lugar Certo – Marcos Nunes


Marcos Nunes, líder do departamento de adolescentes, foi quem ministrou para nós neste último domingo (16/03). 

"Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.
E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites." (Êxodo 24:12-18)

Moisés foi chamado pelo Senhor para subir ao monte Sinai para receber as tábuas com os dez mandamentos, mas ao invés de Deus falar-lhe de imediato Moisés esperou por seis dias dentro da nuvem que cobria o monte até que ao sétimo dia Deus o chamou.

Marcos passou, primeiramente, a se questionar em casa o porque de Deus não ter falado imediatamente com Moisés quando ele subiu ao monte, até que, durante um período de orações e meditações o Espírito lhe disse que Ele passou todo esse tempo para que pudesse estar somente ligado ao Pai.

Nesses últimos tempos o Senhor quer imprimir algumas coisas em nossas vidas, mas para isso é preciso que estejamos no lugar certo, na hora certa e alinhados à vontade d’Ele. Ainda que no lugar certo e na hora certa nós estejamos, não adiantará se o nosso coração não tiver Deus como primazia e foi isso que o Senhor fez a Moisés, quando o deixou por seis dias esperando no monte.

Deus sabia que ele vinha carregado de coisas do mundo, afinal, estava liderando muitas pessoas ouvindo-as, preocupando-se e dando atenção a diversas coisas naturais. Portanto, foi preciso que Moisés ficasse de “molho” para purificar-se de tudo isso e pôr a vontade de Deus em primeiro plano, esvaziando-se do mundo e de si mesmo.
Moisés precisou ficar constante na sua relação e comunhão com Deus para que Ele pudesse contatá-lo e usá-lo.O Senhor também tem esse desejo para conosco, contudo grande parte dos jovens têm sido intensos apenas nos eventos cristãos perdendo essa intensidade nos dias comuns não têm mantido a constância no relacionamento com Deus.

Muitos têm pensado que ser intenso é correr e pular por ai, ouvindo algum louvor ou pregação, mas ser intenso é ser perseverante na relação com Deus, sem se desviar, esfriar ou fraquejar.  É dar valor ao que se é e não ao que se fez/faz ou se tem.
O que tem valor é o que você é!
Para que isso mude, é preciso que os jovens e qualquer um que não esteja constante no relacionamento com Deus vá para o local certo, o lugar onde se deve estar para que o Senhor possa se manifestar. Onde Ele possa assumir o controle completo da vida daquele que está disposto a estar neste lugar, que é a Palavra d’Ele.

É na Palavra, lendo e orando, que nos tornamos intensos. É gastando tempo meditando, consagrando e tendo comunhão com o Espírito Santo que nós nos tornamos constantes, sensíveis à presença, à vontade e à voz do nosso Deus. É preciso acertar o nosso coração, alinhar nossas vontades de maneira que elas não prevaleçam sobre as vontades d’Ele.


“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”



Temos que ter desejo em ouvi-Lo. Temos que desejar momentos com Ele. Não só isso, temos que parar de querer fazer as coisas com a nossa força, isso não é ser perseverante, é ser insistente, o que é bem diferente. Insistente é o teimoso, que insiste em tentar algo que não consegue. Já o perseverante é o obstinado, que sabe que só precisa ficar firme.

Portanto, passemos a ir para o lugar onde o Senhor quer nos encontrar: na Sua Palavra e presença. É lá que Ele fará grandes coisas através das nossas vidas. É com Ele que faremos coisas que nunca conseguiríamos fazer por nós mesmos.

Pages