Caráter - Luan Barreto


Graça e paz, filho(a) de Deus! Quem ministrou para os AVV no último domingo 23/12 foi o graduado do Rhema Brasil e da Escola Rhema de Missões Mundiais e também missionário da Agência de Missões Verbo da Vida , Luan Barreto, que pregou para nós um pouco a respeito de caráter cristão.   

  
 Luan começou o culto falando a respeito do que Jesus vinha anunciando disse no evangelho de segundo Lucas: “Convém que o Filho do homem seja entregue[...]”, fala que Ele repete três vezes no livro. Jesus vinha anunciando sua morte durante todo o seu ministério e no dia em que ele ressuscitou todos os seus discípulos estavam escondidos, com medo de serem perseguidos pelos mesmos que mataram o Mestre. 

De acordo com essa passagem, o ministrante ressaltou que quando o medo invade o nosso coração a fé deixa de existir. E foi exatamente isso que aconteceu aos discípulos de Jesus, que mesmo tendo visto todas os sinais e maravilhas que Ele fez, e terem ouvido da boca d’Ele que haveria de ressuscitar ao terceiro dia após sua morte, deixaram o medo corromper a fé que tinham e se esconderam. 

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça...” assim falava Jesus e assim lembrou-nos Luan, com a intenção de nos alertar sobre o grande mover do Espírito Santo nos últimos dias dentro da igreja, o qual os profetas têm anunciado pelo mundo todo. Não que sejamos guiados por profetas, mas como diz a Palavra: “Melhor a boa fama do que o melhor unguento” (Ec 7:1). E referente à boa fama em Eclesiastes7, a expressão foi traduzida por Luan como obediência, integridade e/ou caráter; falando que deveria haver um equilíbrio entre o caráter e a unção, que mesmo que tenhamos unção poderíamos ter um caráter (unguento) que fede, ou então, possuir um bom caráter (unguento) e não ter unção. 

Aquele que tem bom caráter não olha para uma pessoa de sucesso e diz: eu quero o que ela tem, mas fala: O que ela fez para ter? Esse tipo de atitude permite que nós avancemos bem mais do que ficar apenas desejando. É a vontade de fazer algo para receber algo que faz a diferença entre o que tem e o que não tem integridade (caráter).
Quando andamos em amor abrimos um canal para o mover pleno de Deus.
Outro fato importante do caráter é o amor. Sabe-se que as pessoas encontram-se em diferentes níveis em Deus, uns mais próximos, outros não. E aí que, aquele que possui caráter age em amor, descendo ao mesmo nível da outra pessoa, para de alguma forma abençoa-la; com uma palavra, um conselho, ensinamento ou apenas com o amor de ter ido ao nível dela. Às vezes só olhamos para as pessoas como se elas só fossem aquilo que são no exato momento em que falamos com ela, só que Deus vê o futuro, e o futuro daquela pessoa pode ser brilhante, magnífico! E nós não podemos tratá-las de todo modo só porque a vemos em fases ruins. Temos que olhar para as pessoas através da ótica de Deus, a ótica divina. Isso é o andar em amor daquele que tem caráter. 

Temos que lembrar que existem planos do Senhor para todos, mesmo que não acreditemos ou digamos já termos ouvido diversas vezes esta mesma coisa, não muda o fato de que elas existem. Portanto, é necessário que acreditemos nesses planos e deixemos de ouvir as críticas e descrenças alheias e passemos a crer, primeiramente em nós mesmos, pois se não crermos que podemos fazer algo, como Deus se moverá em nós? Podemos ir além, podemos fazer mais, podemos fazer a diferença! 
Deus conta conosco para alcançar essa geração.
Vivemos em uma nação livre. O Brasil é um país onde podemos agir com liberdade, pregar a Palavra, congregar, fazer eventos - sem precisar nos esconder, como fizeram os discípulos de Jesus. Devemos aproveitar essa oportunidade, tanto para cumprir nosso dever como cristãos, levando a Palavra de Deus até as pessoas, quanto como um treinamento para os dias difíceis que virão, pois precisamos estar prontos para sair do país, caso sejamos chamados a isso. 

            Por isso, temos que andar em amor. Apaixonados pela Palavra, clamando a Ele para que nos revele coisas grandes e ocultas (Jr 33:3), sendo cópias fiéis do nosso maior líder,Jesus. Estando diante d’Ele de caráter integro, manuseando com habilidade a Palavra da Verdade (2 Tm 2: 15), cobiçando os melhores dons (1 Co 12:31) e amando o Senhor com toda as forças do nosso ser. (Lc 10:27)

Pages