Culto de Celebração - 25/08/2013

      Nosso Culto de Celebração deste último domingo foi ministrado por Monick, que pastoreia os jovens e adolescentes da IEVV Sede juntamente com seu esposo, o pastor Artur Queiroz. O tema da ministração foi Novo Nascimento e você pode acompanhar agora um resumo da pregação :)




      Está na moda se converter ao evangelho, mas será mesmo que todo aquele que se diz convertido realmente nasceu de novo? No livro de João, no capítulo 3, Jesus teve uma conversa com Nicodemos, que era príncipe dos judeus, e este o fez perguntas a respeito de nascer de novo." - Afinal, como poderia um homem nascer de novo? Isto é loucura!".

      Nicodemos acreditava que Jesus era o Filho de Deus, porque ninguém podia fazer os sinais que Jesus fazia se Deus não fosse com ele, mas só acreditar que Jesus é filho de Deus não leva ninguém ao reino dos céus. E foi justamente isso que Jesus lhe respondeu: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:2-3)

      Monick continuou dizendo que muitos se dizem convertidos, mas ainda praticam as mesmas coisas e vivem os velhos hábitos sem nenhuma diferença depois de se converterem. Uns até começam bem, mas vão diminuindo na vontade de mudar e acertar.

Ser convertido é moda, mas não adianta se não nascer de novo. Quem não tiver mudado por dentro não pode ver o reino de Deus.

      Muitas pessoas dentro da igreja não nasceram de novo e pensam estar avançando junto com os que já o fizeram, mas estão se enganando. Não há avanço para aqueles que não nascem de novo. Quando nascemos de novo, da água e do Espírito, recebemos o Espírito Santo, que é o nosso ajudador, Ele passa a habitar dentro de nós. (João 14:16)

     Ela também nos alertou que muitos têm errado ao limitar o Espírito Santo apenas a assuntos ligados aos dons ministeriais, quando na verdade o Espírito foi dado para nos auxiliar em todas as coisas, nos guiando e nos ensinando a respeito de tudo: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará TODAS AS COISAS, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26)

O Espírito Santo é ajuda de Deus dentro de nós para andarmos em santidade.

      Ela também nos disse que onde quer que o Espírito Santo esteja há liberdade, logo, se Ele habita dentro de nós, consequentemente somos livres. Livres por causa dele somos capazes de dominar a carne e vencer o pecado. Mas isso só é possível se tivermos comunhão com o Espírito, não adianta Ele viver dentro de nós se não nos relacionarmos com Ele.
     
      Quem possui o Espírito é porque nasceu de novo, já não quer mais ser como era antes e tem nojo do pecado. Graças a Ele sabemos o que faremos amanhã e até mês que vem, sabemos exatamente quem somos, porque vamos à igreja, porque oramos e porque estamos vivos. Não somos como aqueles que tudo conhecem, todas as leis, todas as escrituras, mas são mortos por dentro, pois não possuem a vida do Espírito Santo, pois Ele é vivificante. (2ª Coríntios 3:6)

      Ter o Espírito Santo morando dentro de nós é um privilégio sem medidas, pois nem os heróis da fé do Velho Testamento o possuíram. Ele é o único que sabe o que se passa no coração de Deus e pode nos mostrar caso tenhamos comunhão com Ele: "Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1ª Coríntios 2:9-11)

Pages